quinta-feira, 20 de março de 2008

Random Stuff

Domingo passado participei da "festa da democracia" francesa, ou seja, votei nas municipais daqui. Como o voto não é obrigatorio por aqui, ao menos no meu local de votação as filas eram inexistentes. Achei bem engraçado como eles votam.
Como era segundo turno, você recebe dois papéis: um com o nome do candidato X e outro com o do Y (que na França em geral é um de esquerda e um de direita). E Então basta colocar o papel que você escolheu dentro do envelope que eles te dão e colocà-lo na urna. O outro você joga fora. Ao olhar para o lixo ficava jà claro que o meu candidato (do Partido Verde que fez uma aliança com os socialistas) ia ganhar. Melhor assim.
Outra coisa interessante: aqui você elege na verdade o sub-prefeito e uma lista de administradores do partido. Em seguida, o partido que tem o maior numero de representantes elege o prefeito, que no caso é um socialista (reeleição).
Estranho votar num pais que não é o meu, acho que nunca tinha me sentido tão paulistana na minha vida como no momento que coloquei aquele envelope na urna. De qualquer jeito, é um privilégio imenso.
****

Isso é que é vida de estudante. Fui cortar meu cabelo na escola de cabelereiro do Jean Louis David. Fiquei duas horas là, sai com um corte super legal e paguei apenas 5 euros.
O preço de um salao Jean Louis Davis para lavar, cortar e secar, como ela fez, é por volta dos 40 euros. Imagina, o preço de uma passagem de low cost para Berlim.

****
E por falar em Berlim, vou para là no sàbado e fico até segunda. Tchüs!

2 comentários:

Dea disse...

Que legal, Re! Qq um que mora na cidade pode votar? Como funciona isso? Vc pode votar p presidente tb? Quisera eu poder votar aqui, mas pra qq eleicao tem que ser cidadao.

Anônimo disse...

Oi Déa, por aqui o sistema é o seguinte: se você for da União Européia, morar numa cidade da França e se registrar a tempo, pode votar para as municipais e as Européias.
Para a Presidência, nem pensar.
E nesse momento, queria muito votar nos EUA. Eu sou Obama, e você?