sábado, 1 de dezembro de 2007

Cinema

Estou em falta com esse blog, mas não so. Estou em falta com as pessoas de quem eu gosto, comigo mesmo e com minha vida social. Estou entrando numa daquelas fases em que você não controla mais a sua vida, e sim o acumulo de coisas a fazer vai te atropelando tanto que não dà mais nem pra pensar. Odeio perder o controle da minha vida desse jeito, mas um dia passa, se não for agora, serà durante duas semanas em fevereiro...
Durante esse tempo que fiquei longe do blog, imagino que tenham entendido que a greve acabou, que o frio està cada vez mais frio, que talvez os ultimos gansos tenham ido embora (sim, Iberê, aparentemente eles estavam voando em V) e que a neve ainda não deu o ar da sua graça.
Outras modificações também são visiveis durante esse temp: o boulevard Saint Germain està todo enfeitado de luzes de Natal (aparentemente ecologicas esse ano), eu estou cada dia mais branca, os trabalhos são tantos, e tão numerosos, que so o que faço é estudar.
Ainda assim, os sem-teto acampados na rue de la Banque pedindo melhores condições de alojamento, continuam là, em suas barracas azuis e laranjas, jà nem sei hà quanto tempo...

****

A idéia era falar de cinema. DEsde que fizemos uma cartão que nos permete ir quantas vezes quisermos ao cinema por um preço fixo, assistimos a excelentes filmes:

* Les Promesses de l'Ombre: o mais novo filme de Cronemberg, aquele mesmo de videodrome. Fascinante, conta uma historia que se passa em Londres envolvendo a màfia russa. A câmera é perfeita, assim como o elenco

* Meu melhor inimigo: é um documentàrio sobre a vida de Klaus Barbie, um ex-agente da SS que ficou conhecido como o "açougueiro de Lyon" durante a 2a Guerra Mundial. O filme mostra como Barbie foi utilizado pelos americanos apos a guerra para conter o comunismo primeiro em paises da Europa e, em seguida, na América Latina, mais especialmente na Bolivia. Não vou contar mais para não perder a graça, mas posso adiantar que se resta alguma forma de fé no mundo, ela serà decepeda até o final do documentàrio

* De l'autre côté: um filme do diretor turco-alemão que jà fez sucesso por um outro filme, Contra a parede. Pois de l'autre côté consegue ser ainda melhor do que o primeiro. Historia de turcos e alemães se cruzam na Alemanha e na Turquia, produzindo um dos fimes mais liricos, bonitos, tristes e bem construidos que vi recentemente. Nada de clichés nem daquela coisa "ai, mais um filme sobre estrangeiro reprimido em pais rico". Muito melhor do que isso.

3 comentários:

Dea disse...

Oi Re!

quanto a estar em falta com tudo, como vc mesma falou, uma hora passa.
Agradeco a Franca e seu cartao de cinema pq agora vc ta sendo minha referencia pra filmes mais sofisticados!! Vc fala e eu pego em DVD aqui! De outro modo, nunca veria a saber esses filmes, ja viu, neh...
Eu vi no cinema o do Cronenberg, Eastern Promises, gostei muito tb!
Esse outro do turco fui procurar pra ver o nome em ingles e descobri que o mesmo diretor esta fazendo um filme chamado "New York, I love you"!?!?! hahaha
Beijos e obrigada!! Boa sorte ai!1

Anônimo disse...

Olá, Rê!
Eu também estou em falta com tudo... Que triste... O pior é que aqui nem há esses megacartões de cinema pra eu ir chorar minhas pitangas com as lágimas dos outros...
Bjão!
Iberê

Thomaz Napoleão disse...

Tenho visto quase apenas filmes russos ultimamente, e olhe la. Fiquei com muita vontade de assistir esses três, principalmente o De l'Autre Côtê. O cinema alemão anda melhorando rapido, não?

Também estou em falta com tudo, e principalmente consigo mesmo.

(o engraçado é que Les Promesses de l'Ombre se chama The Eastern Promises no original - o oriente é sinônimo de sombras?)