domingo, 16 de setembro de 2007

Hora do lanche

Além da mundialmente conhecida cozinha francesa, estou extremamente feliz de descobrir que Paris oferece praticamente todas as culinàrias do mundo. Explico o por quê. Quando eu morava em Siena, so existiam três categorias de comida: a italiana, a chinesa (que era em geral suja) e o kebab (que era em geral sujo). Mesmo em Roma, o esquema era mais ou menos esse.
Na Itàlia, existe um certo protecionismo gastrônimico, que existe em parte tambèm aqui na França, mas não em Paris.
Temia que a chamada "comida étnica" representasse, na realidade, comida suja. Mas me enganei. Ontem, por exemplo, almocei num restaurante tailandês lindo e refinado, cuja formule midi (entrada + prato+ sobremesa + àgua) custava 10,90 euros!!!
No jantar, comemos um sanduiche de falafel (bolinhas de grão de bico fritas, com repolho, tomate, pepino, beringela no pão pita) na rua judia de Paris, apesar de o que eu comi ontem ter sido feito por libaneses, jà que era sàbado (sabath).
Por todos os lados abundam restaurantes japoneses (que em geral são feitos por chineses, mas suficiente para matar a saudades dos de SP), libaneses (tem até esfiha), cubano, curdo (!!!) indianos, e por ai vai a lista...
Enfim, um dos grandes problemas na minha vida de Siena està totalmente resolvido por aqui.

3 comentários:

Andrea Soares Berrios disse...

hahaha que bom Re! Eu descobri o falafel quando memudei pra ca e agora como sempre, eh mto bom.
Aqui tb tem tudo e quanto eh cozinha (alias, li numa tampinha de um iced tea que NYC tem mais restaurantes franceses que em Paris?!?!), so que quem faz tudo na cozinha sao os mexicanos, nao tem como! hehehe

Anônimo disse...

Que bom, Re! E é tão difícil achar um falafel bom... Sempre me arrependo quando peço. Os melhores que comi foram em NY mesmo.

Anônimo disse...

Oi, Re! Soh descobri teu blog hoje!!! Praga nao se compara a Sao Paulo em diversidade culinaria, sinto muita falta disso. Pra escapar da comida gorda e tcheca, soh indo a algum chines (aqui tem muitos, muitos, muitos e de condicoes sanitarias duvidosas) ou tracando um gyros. Prefiro kebab, mas eh dificil achar por aqui. Beijinho, sempre que der vou passar por aqui!!!