terça-feira, 29 de abril de 2008

Bairrismos

Meu novo bairro, a partir de amanhã


Sempre detestei bairrismos, mas a verdade é que Paris faz com que você desenvolva um grande apego pelo seu proprio bairro. Eu sei que bairrismo e apego não são exatamente a mesma coisa, mas não me lembro nunca antes de ter contado vantagem em relação ao meu bairro em São Paulo (a não ser pelo fato de ter àrvores, pàssaros e ser na média 2 graus mais fresco do que o resto da cidade).

Aqui, os bairros são hiper bem delimitados. Você sabe em que rua começa e em qual rua acaba. O CEP do seu endereço indica claramente o bairro onde você mora, então não tem como você mentir. Por exemplo, o CEP 75002 indica que você mora no segundo distrito.

Você vota para o sub-prefeito, e não para o prefeito. Cada bairro tem uma caracteristica realmente marcante.

O meu bairro, por exemplo, é o bairro da Bolsa de Valores, da Opéra, do Sentier (tipo José Paulino), do Halles. Os moradores daqui se orgulham de suas ruas fechadas para os carros, da diversidade cultural, do seu lado um pouco popular apesar de estar numa àrea nobre da cidade. Um bairro onde a esquerda ganha tranquilamente.

Pois bem, eu também me apeguei. O 2ème era, até hoje, minha casa em Paris.

....mas amanhã me mudo para um apartamento a 10 minutos a pé do meu atual. Apesar de ser 10 minutos a pé, jà é num outro bairro, com caracteristicas bastante diferentes. Tem mais àrvores, mais flores, as ruas são um pouco mais largas e milhares de coisas interessantes ainda a descobrir. E é ainda mais à esquerda que esse daqui.

Estou anisosa pela nova vida!




5 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo o lugar, Rê!
Aqui em NY eh assim tb com relacao aos bairros, mas eu nao faco tanto parte disso pq nao moro em Manhattan...oh well...hahaha
Adoraria morar la, pelas coisas que eu vejo tb nessa sua foto...cafes legais, pracinhas, gente interessante...mas eh completamente proibitivo. Esta semana descobri que minha amiga que mora no Brooklyn (ou seja, tb tem que atravessar as aguas pra chegar em Manhattan) paga dois mil dolares (total) de aluguel para um ape dividido com uma colega!! Imagina o resto!!
Tudo de bom na nova casa - e bairro!

Anônimo disse...

boa sorte em seu novo bairro, Re!
Ou, como dizem aqui na Italia: "in bocca al lupo!".
(ai voce responde: "creppi il lupo")
:-)

Thomaz Napoleão disse...

Engraçado... Eu sentia bem mais bairrismo nas regiões em que morei em SP (eixo Butantã-Pinheiros-Vila) do que aqui em Paris. Mas concordo que a vie do quartier é muitissimo mais importante na França: todo mundo conhece o boulanger da esquina, o bar da rua paralela, o commerce da proximité, o élu local...

Os meus bairros em Paris, antigamente o 14 e agora o 15, são muito diferentes dos seus - bem mais tranqüilos e residenciais. Por falar nisso, quando vocês vão inaugurar a casa nova, hein? Levo o vinho!

Thomaz Napoleão disse...

Veja isso, Rê: tanto o Rio como São Paulo vão copiar o Vélib!

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u392990.shtml

e

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u403538.shtml

Estou assombrado. Quem diria?! O Brasil mudou mesmo...

Unknown disse...

Summa, ia comentar no seu blog de fotos ("flickr", como vocês jovens chamam)mas tinha que me cadastrar: é incrível, seu quarto é rigorosamente idêntico ao meu daqui de Brasília, impressionante! bom, em compensação sua área externa é certamente muito mais emocionante! e para qual bairro você vai mudar, afinal?
grande beijo pra você e para o Numa