quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

9 dias...

é o que falta para terminar o semestre escolar.
Não sei se fico feliz ou me desespero. Acho que vou escolher a primeira opção.

*
Se as férias ainda não chegaram, as preparações para elas começaram faz tempo. é porque europeu é muito prevenido. SE não reservar com atencedência, ou acaba ou fica caro. E como para mim não é o caso de estar nadando em dinheiro...
*
Fazia quase um mês tinha reservado minha passagem de avião de ida e volta para Bologna por uma companhia espanhola low cost chamada Vueling. Até ai, tudo bem.
*
Outro dia, à meia-noite, recebo um email deles falando que os meus vôos foram cancelados. F@#&u !!! No dia seguinte liguei là, pronta para dar um xilique (com x???). Eles me deixaram ouvindo aquela musiquinha...................................
*
E mais musiquinha.........................;;
*
No momento, todos os nossos atendentes estão ocupados............
*
Lembranças da Telefonica, das minhas brigas com a Eletropaulo, começo a odiar as empresas espanholas. E eis que atende uma brasileira com o espanhol mais portonhol que eu jà ouvi. E o pior que ela era simpàtica. Meu lado nacionalista pesou e não conseguiu ficar com raiva. Nem quando ela falou que a companhia tinha abandonado a rota Paris-Bologna. Paciência. Ao menos eles vão me reembolsar.
*
Fui no site da EasyJet e comprei pelo mesmo preço ida e volta, dessa vez pra Milão. Paciência.
E eis que me deparo com uma situação nova: dispolua o que você està poluindo com esse voô. Na verdade, você paga 3 euros a mais do que o valor da passagem para financiar um projeto ambiental certificado pela ONU. Eu ajudei um projeto no Equador (não era de plantar eucalipto na Amazônia). Depois fiquei na duvida. Foi mesmo uma ação vàlida pro meio ambiente ou so tirei o peso da consciência?? Alguém sabe alguma coisa sobre esses projetos?

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Estão todos mortos.



Todo dia de manhã eu saio do metrô Saint Germain para ir para a faculdade e passo pelos famoso café Deux Magots, café Flore e na volta, pela Brasserie Lipp. Para ir de um ao outro, atravesso a minuscula praça Sartre-Beauvoir. E por que isso é importante?


Exatamente, porque nos tempos àureos, era nesses lugares que intelectuais e artistas como Hemingway, Picasso, Wilde e como o proprio nome diz, Sarte e Simone de Beauvoir passavam horas escrevendo, discutindo, tendo idéias para um proximo quadro, livro ou ensaio ou qualquer coisa do tipo.


Como disse no inicio, passo por là todos os dias e o que mais vejo são turistas japoneses, italianos, americanos e brasileiros, com seus sacos de compra, seus oculos escuros da ultima moda, tomando um café onde um dia sentou Sartre.


Não sejamos tão maldosos, existem também os franceses (ou estrangeiros) discretos, que sentam no terraço e fumam seu cigarro matinal enquanto tomam o café e lêem o jornal. Mas a questão é que o preço, imagino, (nunca nem tive coragem de ver) deve afugentar qualquer artista.


Ou serà que esse tempo acabou? Onde estão os grupos de intelectuais e artistas de hoje que se encontrar para contestar o mundo e criar coisas novas?


Isso me lembra um conto que li de um escritor gaùcho em francês, no qual ele dizia que a primeira vez em que ele visitou o Rio, ele achava que era tarde demais, pois não havia mais o glamour do Cassino da Urca e tantas outras coisas.


Ao mesmo tempo, ele teve a chance de apreciar Tom Jobim cantando num bar ou os sambas autênticos do morro, numa época em que samba era ainda coisa do morro. Quando ele vê que hoje o que pega é o funk e que conversas no bar onde são concebidas canções como Garota de Ipanema não existem mais, ele tem a certeza que quando ele conheceu o Rio, ainda era tempo.


Que deprê.






terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Reveillon 2007-2008!!!

Finalmente, algumas das fotos... tenho muitas mais ainda, do natal, de outras noitadas, etc..
Virada....

Na hora da virada Y


Na hora da virada X



A mesa posta...




gli "italiani"





Os "brasileiros":






Les "Français":







terça-feira, 1 de janeiro de 2008

E não é que não foi um sonho?

Caro amico ti scrivo così mi distraggo un po'
e siccome sei molto lontano più forte ti scriverò.
Da quando sei partito c'è una grossa novità,
l'anno vecchio è finito ormai ma qualcosa ancora qui non va.
Si esce poco la sera compreso quando è festa
e c'è chi ha messo dei sacchi di sabbia vicino alla finestra,
e si sta senza parlare per intere settimane,
e a quelli che hanno niente da dire del tempo ne rimane.
Ma la televisione ha detto che il nuovo anno porterà una trasformazione
e tutti quanti stiamo già aspettando
sarà tre volte Natale e festa tutto il giorno,
ogni Cristo scenderà dalla croce anche gli uccelli faranno ritorno.
Ci sarà da mangiare e luce tutto l'anno,
anche i muti potranno parlare mentre i sordi già lo fanno.
E si farà l'amore ognuno come gli va,
anche i preti potranno sposarsi ma soltanto a una certa età,
e senza grandi disturbi qualcuno sparirà,
saranno forse i troppo furbi e i cretini di ogni età.

Vedi caro amico cosa ti scrivo e ti dico e come sono contento di essere qui in questo momento, vedi, vedi, vedi, vedi, vedi caro amico cosa si deve inventare per poterci ridere sopra, per continuare a sperare.
E se quest'anno poi passasse in un istante, vedi amico mio come diventa importante che in questo istante ci sia anch'io.
L'anno che sta arrivando tra un anno passerà io mi sto preparando è questa la novità.